CONFIANÇA EM DEUS

Publicado em

“Ó Senhor, Tu és o meu refúgio, o meu castelo, o meu Deus, em Quem confio!”

Salmos 91:2; BPT

Confiar em Deus é um desafio?

Para obedecer à ordem de Deus, Abraão teve de estar disposto a sacrificar o que mais amava, o seu filho Isaque.

Sim, foi um desafio confiar.

Por orar ao Senhor, Daniel foi lançado na cova dos leões.

Sim, foi um desafio confiar.

Por rejeitarem a idolatria, Sadraque, Mesaque e Abednego foram sentenciados a uma fornalha de fogo.

Sim, foi um desafio confiar.

Apesar dos gigantes, Josué e Calebe creram na conquista da Terra Prometida, sem murmuração, por isso, o povo de Israel quis apedrejá-los.

Sim, foi um desafio confiar.

Após a fidelidade de Ezequias, o rei Senaqueribe tenta invadir Jerusalém, zombando de Deus e de Ezequias, aterrorizando os judeus.

Sim, foi um desafio confiar.

Quando o ordenado não chega para liquidar as dívidas nem prover o sustento, quando o inimigo levanta-se na escola ou no trabalho para humilhar-te, quando surge sem aviso a doença, quando o luto abate a alma… Sim, é um desafio confiar em Deus.

Porém, ao longo dos relatos bíblicos, compreendemos que a raiz da confiança é a fé, um desafio ao nosso comodismo, razão e conhecimento. Confiar em Deus é caminhar com fé para as promessas escritas na Palavra. Grandes promessas acarretam grandes desafios e provas. Ainda assim, perante qualquer circunstância, Jesus prepara o melhor para a vida de cada um. Para um seguidor de Cristo, a confiança não é uma opção, é um requisito obrigatório, por muito difícil que, às vezes, se torne praticá-la.

A confiança é fundamental em qualquer relacionamento, aliança ou negócio. A confiança depositada está relacionada com o carácter da pessoa, por outras palavras, só confiamos em quem é digno de confiança, verdadeiro, honesto e íntegro. Por isso, quando duvidamos dos propósitos de Deus para a nossa vida (inclusive, através das dificuldades e dos obstáculos) e da Sua soberania diante das tempestades que surgem, na verdade, estamos a duvidar do próprio carácter do Senhor.

No entanto, se Deus é perfeito e bondoso, porque pode ser tão difícil para nós confiar Nele?

A fraqueza da confiança, na verdade, deve-se à nossa limitação humana, à pequenez da nossa fé. Não é difícil confiar no Senhor pelo que Ele é, mas por causa da nossa natureza. Deus não cabe no nosso entendimento, o Seu pensar ultrapassa os limites do nosso pensamento, expectativas e imaginação. Diante da imprevisibilidade de Deus e da nossa falta de compreensão, confiar torna-se um obstáculo. Porque queremos, muitas das vezes, entender para confiar. E Jesus chama-nos a ter fé, a crer na Palavra de Deus, mesmo quando os nossos olhos não vejam nada.

Jesus é superior a qualquer leão, fornalha ou tempestade. Não importa o nome do rei adversário que vem para destruir a tua vida ou a carta que o diabo apresenta para assustar-te, maior é Aquele que te guarda e defende. Por muito difícil que seja confiar em Deus, esta continua a ser a melhor escolha. Confiança não é só para a galeria dos heróis da fé, em Hebreus 11, é para todo aquele que decide depender totalmente do Salvador, porque conhece intimamente o seu Deus e sabe que Jesus não permitirá que nada venha para o destruir, mas para fortalecê-lo com grandes vitórias.

Não desanimes, foca o olhar em Jesus e, no Seu tempo, Ele ordenará aos ventos e aos mares da tua vida cessarem.

É o Criador do Universo que direciona a tua vida, não temas e confia!

“Ainda que eu atravesse o vale da sombra da morte, não terei receio de nada, porque Tu, Senhor, estás comigo.”

Salmos 23:4; BPT